Qual a diferença entre ciúmes e insegurança emocional?
- Psicóloga Mariane Gomes
- 28 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev.
Saiba a diferença e como lidar com cada um.

Ciúmes ou Insegurança Emocional? Saiba a Diferença e Como Lidar
É comum confundir ciúmes com insegurança emocional, mas entender as diferenças é essencial para melhorar a forma como lidamos com essas emoções em nossos relacionamentos. No dia a dia da clínica já atendi diversos pacientes que por vezes não conseguiam identificar onde terminava um e iniciava outro, então, decidi compartilhar com você nesse post como definir cada um desses sentimentos. Afinal quanto mais nos conhecemos, melhor nos relacionamos, e assim, evitamos desgastes que geram sofrimentos, não é?
O que é o ciúme?
O ciúme é uma reação emocional quando sentimos que algo ou alguém importante está ameaçado. É uma resposta a uma situação específica, como temer que seu parceiro(a) se interesse por outra pessoa. Quando moderado, pode ser natural, mas, em excesso, leva a comportamentos controladores e prejudica a relação.
O que é insegurança emocional?
A insegurança emocional, por outro lado, está ligada a como você se sente consigo mesmo(a). Surge do medo de rejeição ou abandono e pode gerar dúvidas constantes sobre seu valor, mesmo sem motivo concreto. Ela afeta sua confiança e cria dificuldade para confiar nos outros.

Como estão conectados?
Muitas vezes, o ciúme é alimentado pela insegurança emocional. Por exemplo, se você se sente insuficiente, pode enxergar ameaças em interações normais do seu parceiro(a).
Como lidar com essas emoções?
No caso do ciúme: Identifique os gatilhos, reflita antes de agir e comunique-se abertamente.
Na insegurança emocional: Invista no autoconhecimento, trabalhe sua autoestima e pratique o autocuidado.
Reconhecer esses padrões é o primeiro passo para melhorar sua saúde emocional e construir relacionamentos mais equilibrados. Se essas emoções têm atrapalhado sua vida, buscar terapia pode ser um caminho para encontrar clareza e equilíbrio.